CI

Fungo no arroz impulsionará inovação de culturas

A cada ano, a doença da explosão estraga arroz suficiente para alimentar 60 milhões de pessoas


Uma arma secreta usada pelo fungo da explosão do arroz para infectar as plantas hospedeiras foi descoberta em uma nova pesquisa. A explosão do arroz é a doença mais séria do arroz e é causada pelo fungo Magnaporthe oryzae. 

A cada ano, a doença da explosão estraga arroz suficiente para alimentar 60 milhões de pessoas. O fungo também causa explosão de trigo que se espalhou recentemente da América do Sul para Bangladesh, ameaçando a produção de trigo no sul da Ásia. 

Para infectar as plantas, M.oryzae desenvolve uma célula de infecção em forma de cúpula chamada appressório, que adere à folha e rompe a cutícula usando uma enorme força invasiva - até 40 vezes a pressão de um pneu de carro, uma das pressões mais altas já demonstradas. O estudo de seis anos descobriu a existência de um sensor na appressoria que informa ao fungo que o limite de pressão necessário para romper a folha do arroz foi atingido. Outros mecanismos descobertos no estudo permitem que o fungo reposicione um pino penetrante que é pressionado contra e quebra fisicamente a superfície da folha, permitindo que o fungo entre e cause doenças. 

O conhecimento desse novo mecanismo fornece uma plataforma para o desenvolvimento de fungicidas contra explosões, um dos assassinos de culturas mais mortais. Pesquisadores do Laboratório Sainsbury, do Instituto Gregor Mendel de Biologia Molecular de Plantas, na Áustria e da Universidade de Sussex, usaram modelagem matemática, genética molecular e bioquímica para desvendar o segredo do patógeno fúngico. Os fungos patogênicos das plantas causam muitas das doenças agrícolas mais devastadoras do mundo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.