CI

Fungos diminuem consumo de forragem

"Verificamos que os novilhos sempre ingeriram mais do azevém com menos infecção"


Um estudo realizado pela Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires indicou que a presença de fungos endofíticos (Epichloë occultans) diminuem em 25% o interesse do gado pelo consumo da forragem. De acordo com os realizadores da pesquisa, o ato acontece especificamente com o Azevém (L. Multiflorum). 

Segundo a professora Maria Semmartin, especialista em Ecologia e diretora do Bacharelado em Ciências Ambientais desta universidade, o estudo foi bastante esclarecedor. “Nosso objetivo foi detectar se a presença do fungo no azevém desencoraja o consumo do vegetal pelo gado. Sabíamos que este era o caso com ratos e insetos, mas não do gado”, explica. 

De acordo com Marina Omacini, professora da Cadeira de Ecologia da universidade e coautora do trabalho, é possível encontrar plantações com 100% das plantas infectadas pelo fungo. “O azevém dá ao fungo a possibilidade de perpetuar-se através das sementes, enquanto os alcalóides do endófito dão às plantas certas vantagens como, por exemplo, a capacidade de repelir insetos herbívoros”, comenta. 

O estudo consistiu em três experimentos que permitiram excluir as interferências de outros fatores que poderiam influenciar as decisões que levam o gado a preferir certo alimento. Nesse cenário se tornaria possível determinar como o nível de infecção do fungo influencia essa decisão.  

"Nos três experimentos, os animais tiveram à disposição L. multiflorum com diferentes proporções de plantas com endófitos, de 0 a 95%. Para todos os casos, verificamos que os novilhos sempre ingeriram mais do azevém com menos infecção. O fator dissuasivo do consumo foi a presença do fungo ", conclui Semmartin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.