Fungos diminuem consumo de forragem

DESCOBERTA

Fungos diminuem consumo de forragem

"Verificamos que os novilhos sempre ingeriram mais do azevém com menos infecção"
Por: -Leonardo Gottems
760 acessos

Um estudo realizado pela Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires indicou que a presença de fungos endofíticos (Epichloë occultans) diminuem em 25% o interesse do gado pelo consumo da forragem. De acordo com os realizadores da pesquisa, o ato acontece especificamente com o Azevém (L. Multiflorum). 

Segundo a professora Maria Semmartin, especialista em Ecologia e diretora do Bacharelado em Ciências Ambientais desta universidade, o estudo foi bastante esclarecedor. “Nosso objetivo foi detectar se a presença do fungo no azevém desencoraja o consumo do vegetal pelo gado. Sabíamos que este era o caso com ratos e insetos, mas não do gado”, explica. 

De acordo com Marina Omacini, professora da Cadeira de Ecologia da universidade e coautora do trabalho, é possível encontrar plantações com 100% das plantas infectadas pelo fungo. “O azevém dá ao fungo a possibilidade de perpetuar-se através das sementes, enquanto os alcalóides do endófito dão às plantas certas vantagens como, por exemplo, a capacidade de repelir insetos herbívoros”, comenta. 

O estudo consistiu em três experimentos que permitiram excluir as interferências de outros fatores que poderiam influenciar as decisões que levam o gado a preferir certo alimento. Nesse cenário se tornaria possível determinar como o nível de infecção do fungo influencia essa decisão.  

"Nos três experimentos, os animais tiveram à disposição L. multiflorum com diferentes proporções de plantas com endófitos, de 0 a 95%. Para todos os casos, verificamos que os novilhos sempre ingeriram mais do azevém com menos infecção. O fator dissuasivo do consumo foi a presença do fungo ", conclui Semmartin.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink