CI

Furlan critica tarifas dos EUA sobre álcool

Furlan defendeu uma "ação legítima de lobby" para esclarecer aos americanos que etanol brasileiro é "uma alternativa interessante"


O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, criticou o lobby dos produtores americanos de etanol, que insistem na manutenção da barreira tarifária (de US$ 0,52 por galão) ao produto brasileiro. Falando a executivos e dirigentes de multinacionais americanas, Furlan defendeu uma "ação legítima de lobby" para esclarecer aos americanos que etanol brasileiro é "uma alternativa interessante aos Estados Unidos".

"É uma questão de oportunidade e percepção", observou o ministro aos empresários, acrescentando adiante:

"Se os EUA não flexibilizarem suas regras (tarifas de importação), as exportações brasileiras (de etanol) irão para outros mercados."

Para o ministro, entretanto, a visita do presidente George W. Bush fez "reflorecer" as boas relações entre os dois países. E, apesar da posição inflexível em relação à barreira tarifária ao etanol brasileiro, ele se disse confiante em avanços nas relações com os americanos.

"Foram plantadas muitas sementes e nas conversas privadas com o presidente (Bush) se abriram alternativas", disse a avaliar o saldo da visita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.