CI

Futuros da soja sobem em Chicago

A queda do dólar no dia tornou muito mais barato para a China comprar soja dos EUA


Foto: Nadia Borges

Os futuros de soja dos EUA subiram para uma alta de mais de quatro anos nesta quinta-feira, com um dólar mais fraco e uma discrepância entre os dados aduaneiros e de exportação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que devem reduzir os estoques finais impulsionando os contratos para cima. Quem informou foi a TF Agroeconômica. 

“Os contratos futuros de janeiro – o contrato mais líquido – subiram cerca de 2%, para US$ 11,12 c/bu, o maior desde julho de 2016, quando o dólar afundou na incerteza eleitoral e dados oficiais de exportação do Censo publicados na quarta-feira mostraram exportações maiores do que o esperado em setembro”, completa. 

A queda do dólar no dia tornou muito mais barato para a China comprar soja dos EUA. “Mais amplamente, o USD caiu 0,7% contra uma cesta de moedas. Mas foram os dados de exportação que assustaram o mercado. Segundo dados do Censo, as exportações de soja atingiram 7,8 milhões de toneladas em setembro, mais de 1,3 milhão de t acima do que o número de exportações divulgado pelo USDA”, indica. 

"Em setembro, dados do Censo divulgados ontem... excedem em muito o que foi relatado pelo sistema USDA ao montante de 51 milhões de bu. Esse volume tem um impacto quase um para um na redução da disponibilidade dos EUA, que para a soja agora está chegando a níveis extremamente apertados", disse Jacob Christy, corretor da The Andersons. 

No mês passado, o USDA cortou sua estimativa para os estoques finais dos EUA deste ano de 12,5 milhões de toneladas para pouco menos de 8 milhões de toneladas. “Esses números poderiam sugerir que agora poderiam ser revistos para 6,5 milhões de toneladas. E isso se deve a um compromisso recorde nas exportações, com 80% da previsão de exportação deste ano já vendida”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.