CI

Gado Brahman atrai criadores de Santa Catarina

Originário da Índia e aperfeiçoado nos Estados Unidos, a raça possui carne com menor índice de gordura



Entre tantos produtos americanos que ganham o Brasil, um deles tem valido a pena. Na terra do boi zebu, o gado indiano da raça Brahman - aprimorado geneticamente nos Estados Unidos - conquista seu espaço aos poucos e já mostra a que veio ao surpreender os criadores com rendimento superior às raças conhecidas.

Os exemplares da raça de corte apresentam excelentes índices produtivos desde o nascimento até o abate. A rapidez em ganho de peso e o baixo índice de mortalidade no parto atraem os pecuaristas. Em Urussanga, no Sul do Estado, Arnaldo Bez Batti, de 57 anos, cria e vende os animais, puros. Há cerca de 10 anos ele apostou no Brahman e se desfez de cerca de 800 cabeças de gado Charolês e Nelore.

Em 1992, Bez Batti - um dos pioneiros no Estado - foi até o Texas (EUA) para conhecer a raça e pesquisar o mercado. Agradou-se e, em 1996, foi à Argentina adquirir 200 terneiros para matrizes. Hoje, cria cerca de 700 cabeças de gado em três propriedades em Urussanga, Imaruí e Içara.

"Além de dócil, é um animal muito lucrativo. Posso vender um reprodutor a R$ 3 mil, com perspectiva de chegar a R$ 15 mil, conforme o porte. A produção de carne chega a 55% de rendimento na prancha", avalia. Para Bez Batti, o Brahman é um gado completo e precoce por se desenvolver rapidamente.

Com oito meses de vida, gado alcança 230 quilos

A mistura genética do animal, que foi desenvolvido nos Estados Unidos, o tornou resistente ao calor e ao frio intensos, ou seja, totalmente adaptáveis ao clima tropical. Feliz com o rebanho, quer completar 500 cabeças de matrizes. Tão satisfeito quanto o urussanguense está o produtor de Pericó, distrito de São Joaquim, na Serra catarinense.

Lorizon Donizete Ezequiel, há quatro anos comprou quatro touros reprodutores de Bez Batti. Os animais foram postos para cruzamento com vacas Gir, Guzerá e Simental e somam 200 cabeças de crias mistas com o gado Brahman.

"Estou boquiaberto com o desenvolvimento do animal. Consigo vender o gado de oito meses de vida com peso médio de 230 quilos, um bom resultado. Ganho rápido de peso e ótima adaptação a baixas temperaturas são vantagens", completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.