CI

Gafanhotos atacam soja no RS

Há relatos em pelo menos dois municípios do Noroeste


Foto: Rádio Querência

Produtores do Noroeste do Rio Grande do Sul estão preocupados com os gafanhotos. Diversos insetos apareceram em lavouras de soja dos municípios de Santo Augusto e São Valério do Sul. Segundo o Departamento de Produção Vegetal do Estado esta espécie é diferente da que está na Argentina e teria surgido em função das condições climáticas. Os gafanhotos apresentam coloração verde enquanto os que estão no país vizinho são marrons.

Nesta segunda-feira (30) o problema voltou a ser notícia na fronteira gaúcha devido à formação de uma nova nuvem de gafanhotos na província de Missiones. Embora os insetos estejam próximos 20 quilômetros da fronteira com Porto Xavier o risco de migração é baixo, uma vez que, esta espécie não seria a Schistocerca cancellata, gafanhoto sul americano migratório, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa). Seriam quatro focos em fazendas nas localidades de Campo Viera e Itacaruaré, ambos em Misiones. Não há danos à lavouras. Eles fora, detectados principalmente em ervas daninhas e árvores de grande porte nas quais estão se alimentando.

A espécie com maior densidade corresponde a Zoniopoda tarsata, categorizada como uma praga ocasional de importância local. Seu comportamento gregário permite observar numerosos grupos de insetos em certas áreas, mas sua capacidade de movimento não tem comparação com o migratório. A praga costuma estar associada à vegetação espontânea, com registros de danos ao fumo e à alfafa, por isso, na detecção da praga é importante consultar profissionais das ciências agronômicas que poderão determinar se vale a pena implementar ações de controle para proteção de lavouras.

O monitoramento segue constante na fronteira. No caso dos insetos que apareceram em lavouras do Noroeste uma comissão vai avaliar as medidas de combate ainda nesta terça-feira (1º). A lavoura é de difícil acesso.

Veja algumas fotos dos gafanhotos no Rio Grande do Sul. Créditos: Rádio Querência.

A foto abaixo é dos gafanhotos na Argentina - Divulgação Senasa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.