Gafanhotos já estão em quatro cidades
CI
Imagem: Divulgação
ALERTA

Gafanhotos já estão em quatro cidades

Insetos são avistados em lavouras do Rio Grande do Sul
Por: -Eliza Maliszewski

Os gafanhotos que estão nas lavouras do Rio Grande do Sul foram identificados em mais dois municípios. Além de Santo Augusto e São Valério do Sul, os insetos também chegaram a Bom Progresso e Coronel Bicaco.

Agricultores locais avistaram os gafanhotos e comunicaram a Secretaria da Agricultura. os insetos em grande quantidade estão atacando o mato, principalmente os timbó, e também a lavoura de soja recém plantada.

Do lado argentino os insetos têm se alimentado de mata nativa, plantas daninhas e erva-mate, mas têm baixa mobilidade e não são tão vorazes e numerosos, diferentemente da espécie de insetos que há quatro meses se movimentavam rapidamente e ameaçavam invadir em massa as plantações gaúchas. O tempo muito seco e quente das últimas semanas favoreceu o foco em Misiones, onde já atacaram em anos anteriores.

Estão sendo coletadas amostras para confirmação das espécies pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), previamente identificadas por especialista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) como Zoniopoda iheringi e Chromacris speciosa.  Essas espécies são consideradas endêmicas no Brasil, de ocorrência natural.

Um comitê já trabalha no monitoramento e planejamento de ações de combate. Após a confirmação das espécies o Ministério da Agricultura vai avaliar que meios serão usados no combate.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink