CI

Gastos com fungicidas poderão cair até 50%

A redução de aplicações nesta safra de soja é devido ao surgimento dos focos mais tardiamente


Pode haver redução de aplicações de fungicidas nesta safra de soja, segundo estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja. Isso porque o surgimento dos focos ocorreu mais tardiamente. Em algumas regiões, os focos surgiram até um mês mais tarde.

É o que está ocorrendo em Mato Grosso, onde a economia pode chegar a US$ 150 milhões. Pelo menos uma aplicação será suprimida, informa a Associação dos Produtores de Soja em MT (Aprosoja). Por conta do vazio sanitário, a incidência ocorreu mais tarde. O primeiro foco em 2005 surgiu em 18 de outubro, na região de Primavera do Leste, que é considerada a mais problemática. "Em 2006, o primeiro foco foi ocorrer no estado em 10 novembro, ainda assim em Rondonópolis. Em Primavera, a primeira ocorrência foi em 6 de dezembro", explica Claudine Seixas, da Embrapa Soja.

Ela afirma que a vantagem da ocorrência tardia é que aumentam as chances de o produtor precisar de apenas uma aplicação, ao invés de duas.

Além disso, os focos estão diminuindo, na comparação com o mesmo período do ano passado, explica a pesquisadora. Até agora, a Embrapa registrou 678 focos, número que no mesmo período de 2006 era de 810. Até agora, a Embrapa identificou que Mato Grosso do Sul terá a necessidade de mais que duas aplicações. Isso porque está chovendo muito na região, e a doença está avançando muito rápido, segundo o pesquisador Paulino José Melo Andrade.

A expectativa é de que sejam necessárias, na média, 2,8 aplicações. "Por conta das chuvas, eles não estão conseguindo reaplicar. Por isso, tem agricultores que já fizeram três aplicações", afirma. Essa condição, pondera ele, está ocorrendo na região de Chapadão do Sul, nordeste do estado, que responde por 25% a 30% da produção do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.