CI

Gaúchos abrem colheita de milho


Primeiras lavouras dos municípios das regiões do Alto Jacuí e Alto Uruguai apontam boa produtividade.

Os municípios das regiões do Alto Jacuí e Alto Uruguai, na Metade Norte do Estado, deram início à safra 2002/2003 de milho, no último final de semana. Conforme o agrônomo da Cooperativa dos Produtores Rurais de Chapada, Ângelo Machado, a produtividade média nas primeiras áreas colhidas varia de 75 a 85 sacas por hectare, tendendo a aumentar a partir da próxima semana, quando começarão a ser colhidas as lavouras cultivadas com maior tecnologia. 'O município deverá concluir a colheita com uma média final de 95 a 100 sacas por hectare, superando a média da safra passada, que ficou em 70 sacas por hectare, devido à estiagem registrada em dezembro de 2001 e janeiro de 2002', prevê Machado.

Em Chapada, onde a cultura ocupa uma área de 7.500 ha, a previsão é de que os agricultores produzam cerca de 700 mil sacas do grão. 'Em relação à safra 2001/2002, o município reduziu em 1.500 ha a área destinada ao cereal', frisou Machado. Para o agrônomo, a redução se deve à maior valorização da soja e ao temor com possíveis perdas provocadas pelo clima.

Nos 12 municípios da região atendida pela Cooperativa Tritícola Mista Alto jacuí (Cotrijal), com sede em Não-Me-Toque, a produtividade varia de 95 a 110 sacas por hectare. O agrônomo da Cotrijal, Fernando Martins, estima um rendimento médio final de 100 sacas por hectare, cerca de 30% acima do índice obtido na safra anterior, que foi prejudicada pelas adversidades climáticas.

De acordo com o técnico, a colheita do cereal será concluída até o final do mês de março. 'Nesta safra, o clima tem sido favorável desde a fase de plantio das lavouras, o que poderá garantir uma colheita entre 2,5 e 2,7 milhões de sacas.' Na sua avaliação, a produção poderia chegar aos 3 milhões de sacas se os produtores não tivessem reduzido em cerca de 20% a área de plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.