Gaúchos lideram produção de tabaco, mas investem em diversificação de culturas
CI
Tabaco

Gaúchos lideram produção de tabaco, mas investem em diversificação de culturas

Os três estados do Sul produzem 97% da safra, o equivalente a 691.613 toneladas
Por:

O Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional de produção de tabaco. Mesmo diante deste cenário, fumicultores apostam no incentivo à diversificação de culturas para se manterem ativos nas suas propriedades rurais. Como o tabaco produzido em solo gaúcho é utilizado para a fabricação de cigarros, e o consumo vem diminuindo em média de 2% e 3% em número de fumantes, a diversificação de culturas e de atividades paralelas são alternativas aos fumicultores. "Porém, a falta de recursos, e o fato de outras culturas não oferecerem garantia de mercado e logística adequada, faz com que o produtor se retraia, com receio de comprometer sua lucratividade e permanência no meio rural", explica o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner.

A estimativa para a safra 2018/2019 é de 712.664 toneladas contra 707.034 toneladas da safra anterior, o que representa um pequeno acréscimo de 0,8%, conforme dados da Afubra. "Até abril foram comercializados 40% da safra 2018/19. A tendência, contudo, considerando oferta e demanda, é de que a produção brasileira deverá ser de, no máximo, de 680 mil toneladas", explica o presidente.

A participação dos três estados do Sul na produção brasileira é de 691.613 toneladas, o que representa 97% do total produzido. Aos demais estados cabe somente 3%. No ranking da produção brasileira, o destaque é para o Rio Grande do Sul, com produção de 326.907 toneladas (45,9%). Em segundo, aparece Santa Catarina, com 224.618 toneladas (31,5%) e, em terceiro, o Paraná, com 135.505 (19%). A produção dos demais estados, com destaque para Bahia e Alagoas, é de 21.051 toneladas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.