CI

Geada acaba com 25% do trigo

Perdas ainda estão em fase de avaliação pela Emater/RS


Foto: Arquivo

A boa perspectiva de safra para o trigo no Rio Grande do Sul parece ter barrado na geada da última semana. As lavouras semeadas há mais tempo podem ter perdas de até 25% no Estado. A safra foi plantada mais cedo justamente para tentar diminuir os prejuízos causados na soja e no milho na safra de verão.

Com a intensidade da geada o Noroeste gaúcho é o mais afetado. Nas áreas onde o cereal estava em floração as perdas podem ser irreversíveis. A Emater faz o levantamento das perdas e já se espera que 25% esteja perdido. Em Ijuí o prejuízo pode ser ainda maior, chegando aos 80% em áreas de emissão de espiga. Onde houve queima das folhas há possibilidade de rebrota. Em outras áreas do Noroeste a perda pode ser total.

Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, é preciso avaliar as perdas com calma e os resultados totais serão divulgados no próximos dias conforme o comportamento da cultura pós-geada.  “Em áreas onde o trigo está em fase vegetativa os prejuízos não são observados, depende do estágio da cultura. Temos que levantar a questão de preocupação com o zoneamento para evitar essas perdas difíceis”, avalia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.