Geada favorece lavouras
CI
Imagem: Zélia Studzinski
TEMPO

Geada favorece lavouras

Fenômeno temido em cafezais e milho nesta época ajuda no desenvolvimento das culturas de inverno
Por: -Eliza Maliszewski

Neste final de semana o Rio Grande do Sul experimentou uma queda superior a 20 graus na temperatura. Na manhã de domingo e nesta segunda-feira houve formação de geada nos campos gaúchos e de Santa Catarina. Em Urupema(SC), os termômetros chegaram a registrar -2,6ºC. Em Canela (RS) 3,4°C, com sensação de -3,3°C. 

A geada ocorre quando há uma queda considerável de temperatura, vindo a ficar abaixo de 0º C. Ocorre, quando o vapor de água existente no ar, ao cair da noite, transforma-se em cristais de gelo.Existem dois tipos de geada: a geada negra, que costuma congelar a parte interna das culturas, sem que necessariamente haja a formação de camadas de gelo; e a geada branca, que é a geada que congela a parte externa das culturas, formando uma camada de gelo branca.

O fenômeno provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos) mas algumas culturas precisam de geada. A ocorrência favorece as culturas de inverno trigo, aveia, centeio triticale, entre outros. Ela ajuda na morfologia e fisiologia das plantas, induzindo a maior formação de afilho (perfilho), favorecendo a ter maior número de espigas por planta, redução do porte, induzindo a melhor resistência ao acabamento, menor desenvolvimento de doenças como o oídio, manchas folhares e ferrugens; enfim, melhorando os componentes para uma maior produtividade das culturas de inverno.

No ambiente como um todo, com a formação de geada, há uma limpeza e dessecação de plantas voluntárias de verão, como a soja, onde há a quebra de hospedeiros da ferrugem asiática e oídio.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.