CI

Geadas podem ter afetado até 20% do trigo do Paraná

As plantas ficam mais sensíveis às geadas no processo de perfilhamento


Três dias seguidos com uma forte queda nas temperaturas, que se acentuou no final da semana passada, podem ter atingido até 20% da produção de trigo paranaense que se encontra em fase suscetível ao clima frio. As plantas tornam-se mais sensíveis às geadas quando se encontram no processo de perfilhamento, ou seja, quando os grãos começam a ser formar.

O trigo, que é a principal cultura de inverno do Paraná, encerrou sua fase de plantio no Sul e Centro Sul mas, no Norte e Oeste paranaense, nas regiões de Londrina, Maringá e Campo Mourão, as lavouras já estão desenvolvidas e, com isso, mais sujeitas a prejuízos com as geadas.

Segundo o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura paranaense, Francisco Carlos Simioni, "técnicos já estão no campo para avaliar os possíveis prejuízos com a lavoura", declarou. "Nossa primeira impressão é a de que as geadas só atingiram mais fortemente as regiões baixas", acrescentou.

Até quarta-feira a Secretaria terá um levantamento completo dos danos provocados pelo frio. A última avaliação do Deral aponta um plantio de trigo ocupando 847,592 hectares em todo o Paraná. A estimativa de produção é de 2,06 milhões de toneladas, ou 71% acima da produção obtida no ano passado, que foi de 1,2 milhão de toneladas. Já o café paranaense não teve reportados problemas de prejuízos com geadas até agora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.