CI

Geller discute importação de trigo no RS

Mapa negociou para evitar que fosse importado cereal de fora do Mercosul com tarifa reduzida


A redução da tarifa para importação de trigo foi o tema central de reunião realizada com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, no dia 27 último, na sede da Farsul, em Porto Alegre (RS).

Geller explicou que o Ministério da Agricultura negociou para evitar que fossem importadas 2,5 milhões de toneladas do cereal de fora do Mercosul com tarifa reduzida de 10% para 0%. Na negociação, foi acertado que podem ser importadas até um milhão de toneladas de trigo para no máximo até o dia 15 de agosto.


“A medida, acordada na Câmara de Comércio Exterior (Camex), foi adotada para garantir o abastecimento no mercado brasileiro, tendo em vista que os países do Mercosul encontram-se em período de entressafra.”, disse.

Posse
Durante passagem por Porto Alegre, o ministro também participou da posse do novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Seger Menegaz, prefeito do município de Tapejara. A Famurs representa 497 municípios gaúchos.

Na oportunidade, Neri Geller falou dos avanços na agricultura brasileira, que nos últimos 12 anos passou de 96 milhões de toneladas para quase 200 milhões de toneladas de grãos. Ele também frisou dados importantes do Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015, como o aumento nas linhas de crédito agrícola com taxas equalizadas pelo Tesouro Nacional com juros a 4% ao ano e prazos longos de pagamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.