CI

Gema tratada ajuda a aumentar imunidade das aves


De acordo com cientistas do Serviço de Pesquisas Agrícolas (ARS, na sigla em inglês), órgão do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), anticorpos de gemas hiperimunes podem ser úteis adjuvantes no controle de doenças intestinais das aves.

A tecnologia adotada – “livre de antibióticos”, destaca o ARS – envolve extrair os anticorpos de gemas de ovos provenientes de aves livres de patógenos específicos (SPF) ou que foram hiperimunizadas, isto é, tratadas com uma vacina contendo organismos patogênicos inativados. Aves assim imunizadas possuem um grau de imunidade acima do normal e produzem uma grande quantidade de anticorpos.


Na pesquisa, aves com um dia de idade receberam alimentação contendo gema em pó preparada a partir de ovos de galinhas hiperimunizadas com múltiplas espécies de Eimerias, o parasita causador da coccidiose. O tratamento foi eficiente na indução de imunidade passiva para a cocidiose em aves jovens.

O relatório do ARS não cita. Mas se o uso de gemas de ovos provenientes de galinhas tratadas mostrou-se útil no controle de doenças aviárias, deve ser útil também no tratamento de doenças de outros animais, inclusive o homem. É mais um predicado do ovo com certeza ainda inexplorado.


Clique aqui para acessar (texto em inglês) relato mais detalhado das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do USDA.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.