Gema tratada ajuda a aumentar imunidade das aves
CI
Agronegócio

Gema tratada ajuda a aumentar imunidade das aves

Por:
De acordo com cientistas do Serviço de Pesquisas Agrícolas (ARS, na sigla em inglês), órgão do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), anticorpos de gemas hiperimunes podem ser úteis adjuvantes no controle de doenças intestinais das aves.

A tecnologia adotada – “livre de antibióticos”, destaca o ARS – envolve extrair os anticorpos de gemas de ovos provenientes de aves livres de patógenos específicos (SPF) ou que foram hiperimunizadas, isto é, tratadas com uma vacina contendo organismos patogênicos inativados. Aves assim imunizadas possuem um grau de imunidade acima do normal e produzem uma grande quantidade de anticorpos.


Na pesquisa, aves com um dia de idade receberam alimentação contendo gema em pó preparada a partir de ovos de galinhas hiperimunizadas com múltiplas espécies de Eimerias, o parasita causador da coccidiose. O tratamento foi eficiente na indução de imunidade passiva para a cocidiose em aves jovens.


O relatório do ARS não cita. Mas se o uso de gemas de ovos provenientes de galinhas tratadas mostrou-se útil no controle de doenças aviárias, deve ser útil também no tratamento de doenças de outros animais, inclusive o homem. É mais um predicado do ovo com certeza ainda inexplorado.


Clique aqui para acessar (texto em inglês) relato mais detalhado das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do USDA.




Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink