CI

Gene do sexo da planta pode ser chave para híbridos

“O controle genético da sexualidade floral é a porta de entrada para estender os sistemas híbridos"


Foto: Pixabay

Uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Yale descobriu um gene-chave de controle do sexo nas flores de milho, uma descoberta que poderia abrir a porta para a criação de sementes híbridas altamente produtivas em muitas plantas agrícolas, dizem os autores. 

“O controle genético da sexualidade floral é a porta de entrada para estender os sistemas híbridos para culturas de cereais relacionadas, como arroz, sorgo e trigo", disse Stephen Dellaporta, professor de biologia molecular, celular e de desenvolvimento em Yale e autor principal do artigo que aparece em outubro na revista Science Advances. 

A criação de híbridos altamente produtivos já é possível no milho devido a um simples fato biológico de que as flores masculinas e femininas são fisicamente separadas em diferentes partes da planta. As empresas produzem facilmente sementes de milho híbrido removendo a espiga para criar plantas fêmeas, que, quando polinizadas por plantas próximas, criam sementes híbridas valiosas. Essas sementes híbridas produzem aumentos dramáticos no rendimento e são mais saudáveis e resistentes a doenças. 

No entanto, a maioria das safras agrícolas produzem flores com partes masculinas e femininas, tornando difícil e cara a criação de híbridos. A equipe de Yale isolou um gene 1 sem seda chave, que quando expresso na planta programa todas as flores para se tornarem fêmeas. As sementes produzidas nessas plantas femininas são totalmente híbridas. Este mesmo processo pode ser estendido aos cereais relacionados, que por sua vez podem ser usados para controlar a produção de sementes híbridas, disse Dellaporta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.