CI

Geneplus promove melhoramento genético do rebanho


Aumentar a produtividade do rebanho de gado de corte é o que todo pecuarista deseja. Para isso, ele deve se atentar a alguns detalhes que fazem a diferença na hora de diminuir os riscos de prejuízo, como fazer a seleção genética do rebanho.

Para auxiliar os produtores a tomarem decisões cada vez mais acertadas, tornando o empreendimento competitivo com a redução dos custos de produção e aumento da rentabilidade, o programa de melhoramento genético para gado de corte - Geneplus, desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), presta assessoria aos produtores dando suporte na utilização dos recursos genéticos a sua disposição.

O programa visa a seleção do rebanho e a evolução dos reprodutores, matrizes e animais jovens de raças puras e cruzadas. O pecuarista vai contar com assistência "vip", já que o programa aponta alternativas para as particularidades de cada associado.

Hoje, segundo o coordenador do Geneplus, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos Silva, o programa atende rebanhos de vários estados do Brasil, inclusive um na Bolívia. De acordo com o último levantamento, realizado em outubro de 2002, são 260 rebanhos atendidos, num total de 370 mil animais sob avaliação.

Sistema

O programa é composto por um software que facilita a gestão das informações provenientes do campo e possibilita a formação de um banco de dados adequado às análises genéticas para o produtor, que terá os instrumentos necessários para promover o melhoramento genético do rebanho.

O Geneplus conta com uma equipe para acompanhar e orientar a implantação e a condução dos trabalhos na propriedade do pecuarista. O corpo técnico é formado por pesquisadores, professores e profissionais de nível superior, com curso de pós-graduação nas áreas de produção e melhoramento genético animal, bem como em análise de sistemas.

Com o sistema instalado o produtor terá a disposição informações indispensáveis para a seleção de animais com boa eficiência reprodutiva, bom ganho de peso, precocidade sexual e de acabamento e desenvolvimento muscular.

O treinamento para habilitar o usuário tanto para a coleta de dados, quanto para a interpretação dos relatórios fica sob responsabilidade da equipe técnica. Também, são realizadas visitas de planejamento e de acompanhamento na propriedade. Para os produtores que tiverem interesse em implantar o sistema, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].

O investimento para adesão ao programa depende do número de matrizes que o associado queira inscrever para avaliação. Uma tabela de preços pode ser obtida acessando o site www.cnpgc.embrapa.br/~locs/Geneplus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.