CI

Genéricos chegarão a 75% do mercado brasileiro esse ano

Muitas das novas moléculas são originárias do Japão, que é o ‘Vale do Silício’ da indústria crop protection


Foto: Marcel Oliveira

Até o final de 2020, o mercado de Crop Protection no Brasil será composto por cerca de 75% de produtos “off patent”, também chamados de “genéricos” ou “pós-patente”, em termos de faturamento em Dólares norte-americanos. O dado foi divulgado pela Kleffmann, uma empresa da Kynetec, ao portal chinês AgroPages.

De acordo com o estudo, o número de novos ingredientes ativos lançados atualmente por ano está aumentando, embora ainda longe do pico dos anos 1990. “Muitas das novas moléculas são originárias do Japão, que é o ‘Vale do Silício’ da indústria crop protection”, aponta Leonardo Antolini, Diretor de Serviços de Assinatura da Kynetec.

Segundo o levantamento, o foco agora está mais nas row crops e fungicidas e inseticidas, mas com ausência de novos modos de ação. Além disso, existem duas estratégias de lançamentos dominantes no mercado: A primeira é o lançamento de novos ativos, principalmente pelas “top 4” empresas agroquímicas presentes no Brasil. A segunda são os lançamentos de novos produtos “ready mix” com ativos off patent pelas empresas desafiantes. 

“Para a indústria, o desafio é criar e sustentar valor num mercado maduro e cada vez mais commoditizado: investir em marca, capacitação da equipe, serviços agregados, digital e plataformas omnichannel são fundamentais para competir com efetividade. É hora de mudar o foco do produto para ter foco no cliente, seus sistemas de cultivo e pensar em como agregar na sua cadeia de valor, não somente criar um novo princípio ativo”, conclui Antolini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.