Genes selvagens melhoraram sabor da melancia

PESQUISA

Genes selvagens melhoraram sabor da melancia

"Como os humanos domesticaram melancia nos últimos 4.000 anos"
Por: -Leonardo Gottems
420 acessos

Uma equipe internacional de pesquisadores examinou minuciosamente os genomas de sete espécies de melancia selvagem, criando um recurso que poderia ajudar os melhoradores de plantas a aumentar a qualidade e a capacidade das frutas domésticas para prosperar em uma era de mudanças climáticas. 

Quando muitas pessoas pensam em melancia, provavelmente pensam em  Citrullus lanatus , a melancia cultivada com frutas vermelhas doces e suculentas, apreciadas mundialmente como sobremesa. De fato, a melancia é uma das frutas mais populares do mundo, perdendo apenas para o tomate. Mas existem seis outras espécies selvagens de melancia, todas com frutos claros, duros e amargos. 

Os pesquisadores agora analisaram os genomas das sete espécies, criando um recurso que poderia ajudar os criadores de plantas a encontrar genes de melancia selvagem que fornecem resistência a pragas, doenças, secas e outras dificuldades, além de melhorar ainda mais a qualidade das frutas. A introdução desses genes na melancia cultivada pode produzir melancias doces de alta qualidade que podem crescer em climas mais diversos, o que será especialmente importante porque as mudanças climáticas desafiam cada vez mais os agricultores. 

"Como os humanos domesticaram melancia nos últimos 4.000 anos, eles selecionaram frutas vermelhas, doces e menos amargas", disse Zhangjun Fei, membro do corpo docente do Instituto Boyce Thompson (BTI) e colíder do esforço internacional. 

"Infelizmente, à medida que as pessoas tornavam as melancias mais doces e mais vermelhas, as frutas perdiam algumas habilidades para resistir a doenças e outros tipos de estresse", disse Fei, que também é professor adjunto da Escola de Ciências Integrativas de Plantas de Universidade de Cornell. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink