CI

Genética cria canola revolucionária

Eles visaram um hormônio chamado estrigolactona, que é responsável por interromper a ramificação na planta


Foto: Pixabay

Biólogos da Universidade de Calgary, no Canadá, usam o potencial da edição de genes para produzir uma planta de canola mais produtiva por ter uma arquitetura mais curta, com mais ramos e mais flores. Novos projetos se concentram na resistência à divisão de vagens e no aumento do nível de proteína na semente. 

Pesquisadores da Universidade de Calgary, Canadá, usaram a edição genética para desenvolver uma nova variedade de canola, mais curta e altamente ramificada, com mais vagens e mais fácil de colher. “Com base em minhas conversas com algumas pessoas do setor agrícola, incluindo produtores primários, eles adorariam ter uma colheita como essa”, disse o professor de biologia celular da U of Calgary, Marcus Samuel. 

"Há definitivamente uma necessidade de algo assim." A baixa estatura da nova cultivar (é 34% mais baixa do que a maioria das canolas) destina-se a minimizar o acamamento do caule, uma importante característica comercial, e os ramos extras significam mais produção de flores e vagens. "O problema com a canola é que não temos controle sobre sua altura", disse Samuel. “Geralmente tem mais de um metro (de altura) e isso o torna muito propenso a ficar preso.” 

Inspirado pela Revolução Verde da década de 1960, que viu a criação de variedades de arroz e trigo mais curtas, compactas e eficientes em nutrientes, Samuel, o estudante de pós-graduação Matija Stanic e outros pesquisadores usaram a tecnologia CRISPR/Cas9 para desenvolver essa linha. 

Eles visaram um hormônio chamado estrigolactona, que é responsável por interromper a ramificação na planta. Eles usaram o CRISPR/Cas9, frequentemente descrito como "tesoura" genética que pode cortar traços indesejados do DNA de uma planta, para remover os receptores que detectam a estrigolactona. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.