CI

Genética proporciona cevada resistente à ferrugem

Foram usados genes do trigo


Foto: Fernando Dias/Seapdr

Em um avanço que poderia levar a um uso mais amplo de genes de resistência de parentes selvagens de culturas de elite, a equipe do John Innes Center (JIC) usou técnicas de modificação genética (OGM) para fortalecer as plantas de cevada com genes que demonstraram ter atividade defensiva no trigo. Os pesquisadores veem a pesquisa como um modelo para esforços futuros para proteger as plantações contra a crescente ameaça de fungos patogênicos virulentos. 

Em contraste com o trigo, onde 82 genes de resistência à ferrugem do colmo foram encontrados, apenas 10 foram descobertos na cevada. Os esforços de pesquisa para transferir essa resistência genética de um membro comercialmente valioso da família das gramíneas para outro por meio do cruzamento tradicional não tiveram sucesso. 

Neste novo experimento, os pesquisadores do grupo do Dr. Brande Wulff usaram plantas de cevada transgênicas para testar a funcionalidade de quatro genes clonados da ferrugem do caule do trigo. Este estudo publicado na revista Plant Biotechnology revelou que as plantas transgênicas de cevada pareciam mais resistentes à ferrugem do que as plantas de cevada com genes de resistência endógena que evoluíram dentro da cultura. 

“Mostramos que os genes de resistência à ferrugem do caule do trigo funcionam na cevada, algo que não foi alcançado por meio de cruzamentos amplos entre parentes de gramíneas. Como agora sabemos que os genes de resistência do trigo funcionam na cevada, é provável que a resistência da cevada também funcione no trigo, que é uma cultura muito maior e mais importante. Portanto, isso poderia expandir o pool de genes de resistência disponíveis para o trigo desenvolver resistência às suas principais doenças”, diz o Dr. Asyraf Hatta, primeiro autor do estudo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.