CI

Genética reduz nicotina do tabaco

A técnica usa fatores de transcrição e elementos regulatórios


Foto: Marcel Oliveira

Pesquisadores da North Carolina State University, dos Estados Unidos, usaram a engenharia genética para reduzir os compostos nocivos e cancerígenos da planta do tabaco, incluindo a nicotina que vicia. Testada em plantas de tabaco, a técnica mostrou que pode reduzir produtos químicos nocivos, incluindo alguns cancerígenos. As descobertas podem ser usadas para melhorar os benefícios das safras para a saúde. 

"Várias técnicas podem ser usadas para reduzir com sucesso compostos químicos específicos, ou alcalóides, em plantas como o tabaco, mas a pesquisa mostrou que algumas dessas técnicas podem aumentar outros produtos químicos prejudiciais enquanto reduzem o composto alvo", disse De-Yu. Xie, professor de biologia vegetal e microbiana na NC State e autor correspondente do estudo que descreve a pesquisa. " Nossa tecnologia reduziu vários compostos prejudiciais, incluindo nicotina viciante, N-nitrosonornicotina cancerígena (NNN) e outras nitrosaminas específicas do tabaco (TSNA), simultaneamente sem efeitos danosos na planta”, completou. 

A técnica usa fatores de transcrição e elementos regulatórios como ferramentas moleculares para novos projetos regulatórios. Elementos reguladores são pequenos pedaços de DNA não codificador que controlam a transcrição de genes codificadores próximos. 

Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a ativar ou desativar certos genes, ligando-se a elementos reguladores. Xie levantou a hipótese de que essas poderiam ser ferramentas moleculares úteis para projetar novos regulamentos que geram novas características nas plantas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.