Geneticista da Hy-Line participou do Congresso Brasileiro de Avicultura
Jesus Arango destacou que o principal objetivo das empresas de genética avícola é disponibilizar ao mercado uma ave com a mais alta qualidade associada ao menor custo de produção
Durante a sua apresentação, Jesus Arango, destacou que o principal objetivo das empresas de genética avícola é disponibilizar ao mercado uma ave com a mais alta qualidade associada ao menor custo de produção. "As empresas têm desenvolvido poedeiras comerciais que atingem sua maturidade sexual mais cedo, com um mais alto pico de produção enquanto disponibilizam ao mercado ovos adequados à sua necessidade. O efeito combinado entre o mais alto padrão de produção com um melhor tamanho de ovos é uma maior quantidade de massa de ovos ao final da produção. Além disso, as poedeiras modernas produzem ovos com melhores qualidades interna e externa, deste modo, maximizando a produção de ovos comerciais", destaca Jesus Arango.
Jesus Arango explicou que a produção econômica de ovos não depende somente de pequenas alterações nas aves, mas também de uma complexa interação com outros fatores, tais como nutrição, saúde do plantel, manejo e outras questões ambientais, além de fatores que envolvem análises de mercado. "Entre todos os elementos que envolvem a cadeia de produção de ovos, os custos do processo nutricional são os mais importantes componentes que afetam a eficiência econômica e biológica na produção comercial. Os ingredientes nutricionais e as práticas de manejo variam muito em todo o mundo assim como em diferentes regiões de determinados países. A nutrição pode variar não somente quando falamos sobre os ingredientes das dietas, mas também quando falamos sobre manejo e condições ambientais, incluindo o tipo de alojamento, climas e práticas nutricionais. Um fator é constante: os custos com o processo nutricional variam entre 60% e 75%, dependendo do país e do sistema de produção", afirmou o Geneticista da Hy-Line.
De acordo com Jesus Arango, a indústria de genética avícola visa a produção de aves mais eficientes a cada geração, com excelentes períodos produtivos e adaptação, saudáveis e ótimo consumo de ração. “Para obter êxito neste objetivo, muitas características precisam ser consideradas simultaneamente no programa de seleção genética, incluindo diferentes grupos de processos biologicamente relevantes”, destacou Arango.
Segundo ele cita, algumas características importantes trabalhadas pela indústria genética são: resistência e adaptação aos diferentes meio-ambientes, práticas de manejo e demanda de mercado, produção (número de ovos vendáveis ou massa de ovos, dependendo do mercado e do sistema de produção, pico e persistência de produção, qualidade de ovos interna e externa. “Muitas características são usadas para avaliar a integridade e valor dos ovos, incluindo não somente a cor dos ovos e peso, mas também fatores relativos aos componentes internos: albúmen e gema. Além disso, mais de doze defeitos internos são medidos e utilizados para seleção”, cita Jesus Arango.