CI

Gerador de energia pode cortar gastos em até 30%

Um dos itens que mais interferem no orçamento do processo do setor agropecuário


Foto: Marcel Oliveira

Os geradores de energia podem ser muito mais do que um ‘quebra-galho’ na hora do imprevisto, podendo representar a única fonte de abastecimento, impedindo a suspensão das atividades e os consequentes prejuízos. “Se usado corretamente, o grupo gerador pode promover queda de até 30% dos gastos com energia elétrica, principalmente nos horários de pico”, afirma os especialistas da  Tecnogera. 

De acordo com eles, o agronegócio depende da energia contínua, seja pelo fornecimento das concessionárias ou por gerador de energia como complemento e alternativa de segurança para evitar desabastecimento.

A energia, destacam, é um dos itens que mais interferem no orçamento do processo do setor agropecuário, pois toda a cadeia produtiva pode ficar comprometida: “É vital para manter os sistemas de irrigação das lavouras, a ordenha mecânica das vacas, a refrigeração e a climatização adequadas à valeprodução do leite e à conservação dos produtos, a ventilação e a temperatura ideal dos aviários, o processamento da produção à comercialização de grãos, entre outros exemplos”.

A Tenogera lembra ainda a problemática da localização geográfica, pois as unidades produtoras muitas vezes estão situadas em regiões isoladas, que estão expostas ao ambiente e às intercorrências naturais, como chuvas, ventos e raios. “Nem sempre a concessionária consegue fornecer com a qualidade e a frequência adequadas”, lembram os técnicos.

EaaS no agronegócio

Ainda de acordo com a Tecnogera, apostar em Energy as a Service (EaaS), ou energia como um serviço, é uma das alternativas que crescem em importância para o agronegócio: “Nesse modelo, o cliente contrata uma empresa responsável pela prestação do atendimento em geração de energia adaptado as suas demandas”. 

“Assim, o negócio tem acesso a fornecimento personalizado, com os modelos mais adequados, monitoramento, manutenções, atualização da tecnologia, suporte de plantão para reparos e substituições. A intenção é ter a garantia de atendimento técnico mais seguro e eficiente, além de obter qualidade e confiança na geração de energia, com alto desempenho, com menor índice de falhas e maior controle operacional”, concluem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.