CI

Gerenciamento virtual aprimora manejo do gado

"O futuro da pecuária anda de mãos dadas com a implementação de tecnologias"


A implementação de inovações tecnológicas disponíveis, em especial o gerenciamento virtual, é um fator chave para o manejo do gado. Foi isso que disse o especialista do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), Sebastian Lopez Valiente, durante uma prévia da Jornada Produtiva que acontecerá no dia 11 de abril em Las Colonias, Las Armas, Buenos Aires. 

De acordo com ele, “o futuro da pecuária anda de mãos dadas com a implementação de tecnologias como o satélite de monitoramento que, através de sistemas de alerta precoce, permitem antecipar e tomar decisões mais eficientes, a fim de evitar perdas. As tecnologias estão disponíveis, só precisam se adaptar às necessidades e particularidades de cada estabelecimento e atividade em particular. O mundo está nesta linha e nosso país tem todo o potencial para avançar na implementação de ferramentas que tornam o setor pecuário mais eficiente”. 

A esse respeito ele afirma que "todos os dias as ferramentas são especificadas e ainda mais refinadas, a fim de reduzir a incerteza e permitir que o produtor antecipe e prevena todos os riscos para a sua atividade, bem como poupar tempo e dinheiro”. E ele reconheceu que "ao facilitar e tornar a gestão do gado mais confortável, as tecnologias de uso remoto permitirão que as novas gerações se aproximem do campo". 

Especificamente, ele destacou o monitoramento por satélite com sistemas de alerta para saúde, pastagem e manejo da água, entre outros. Outra ferramenta inovadora, segundo o especialista da Bacia do Salado, é o monitoramento de pastagens que permite fazer estimativas de disponibilidade e controle de crescimento de forma ágil e sistemática. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.