CI

Getúlio Vargas lança Roteiro Turístico Rural

Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas ? Fé, Cultura e Tradição foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (19/11)


O Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas ? Fé, Cultura e Tradição foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (19/11). O ato aconteceu na Casa Nostra, sítio de propriedade de Ivanir e Dionisio Morillos, localizado na comunidade de São Pedro, e contou com a presença de autoridades locais e regionais, entre elas, o prefeito Maurício Soligo, o vice-prefeito, Elgido Pasa, o presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles da Silva, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademar Rogon, o gerente do Sicredi Unidade de Agronegócio, Ademir Lorkoski, e secretários municipais.

Também prestigiaram o ato a coordenadora da Regional Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Groch, o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial (Accias), João Oleksinki de Andrade, o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Dirce Maria de Oliveira, a supervisora da microrregional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, o supervisor do Senar da região de Passo Fundo, Gelso Dall Bello, entre muitas outras lideranças municipais e regionais.

Nos pronunciamentos as autoridades e lideranças destacaram a importância do turismo rural, do trabalho do núcleo, da qualificação e da união dos envolvidos para consolidação do roteiro. O prefeito agradeceu a presença de todos. ?Estou feliz por estar diante de pessoas que se desafiaram e se desacomodaram para concretizar este roteiro?, salientou Soligo. 

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcos Gobbo, parabenizou o grupo e chamou atenção para relevância do trabalho no sucesso do roteiro e disse que ?a Emater é sempre parceira?.

Finalidades

O roteiro foi criado com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, histórico e natural do município, vinculando para o turismo os espaços já existentes nas propriedades rurais ao mesmo tempo que proporciona lazer e cultura para a população de Getúlio Vargas e região do Alto Uruguai. Também tem a finalidade de promover e fomentar o turismo rural, cultural e de lazer no município, divulgar o nome da cidade para outros regiões e Estados, e preservar as belezas naturais do meio rural do município. Visa ainda aliar o turismo e a prática pedagógica, através do turismo pedagógico, incentivar as agroindústrias do município a expandir a produção e trazer às famílias rurais que fazem ou ainda vão se integrar ao projeto a possibilidade de transformar o turismo rural como mais uma alternativa de renda.

Atrativos

O Roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição é integrado por diversos empreendimentos e atrativos, entre eles, a Igreja Matriz Imaculada Conceição, Cooperativa dos Produtores de Erva Mate de Getúlio Vargas (Copermate), Agroindústria Lucy (oficina de bolachas, degustação, produtos coloniais), Recanto do Campeiro (comida típica, música tradicionalista, passeios a cavalo, museu de objetos antigos, entre outros), Casa do Mel, Recanto do Rio Formiga (mata nativa, degustação de produtos à base de peixes, jogos, entre outras opções) e Casa Nostra (espiritualidade, plantas medicinais, chá da tarde e jantares temáticos).

O ato também marcou o encerramento do Módulo de Consolidação do Programa de Turismo Rural do Senar, realizado com o Núcleo de Agroturismo.

A solenidade encerrou com o descerramento do banner oficial do roteiro e com degustação dos produtos oferecidos no roteiro.

As visitas ao Roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição ocorrem através de agendamento de grupos, pelo fone (54) 3341-1600, com Andreza Soccol. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.