Glifosato está 13% mais barato que em julho de 2008

Agronegócio

Glifosato está 13% mais barato que em julho de 2008

Em julho, no entanto, o mercado deu sinais de que os preços chegaram aos menores valores e permaneceu praticamente estável
Por:
529 acessos
Os preços dos defensivos a base de glifosato estão em queda desde janeiro deste ano.

Em julho, no entanto, o mercado deu sinais de que os preços chegaram aos menores valores e permaneceu praticamente estável em relação ao mês anterior.

De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o insumo está cotado em R$18,83/litro (preço médio), mas existe negócio por até R$10,00/litro, dependendo do estoque da empresa e das condições de pagamento. Veja a figura 1.




Os atuais valores estão quase 13% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado e, com certeza, os herbicidas à base de glifosato pesarão menos no bolso do produtor nesta próxima safra (2009/2010).

Os principais fatores de queda foram o dólar mais barato, o próprio preço do produto no mercado internacional, que caiu bastante, o petróleo em um patamar bem abaixo do observado em 2008, além de algumas questões tarifárias.

Em 2003, o Brasil trabalhava com uma taxa antidumping de 35,8% sobre o glifosato. Em fevereiro de 2008, essa tarifa caiu para 11,7% e logo depois caiu para 2,9%. Atualmente a tarifa é de 2,1% sobre o insumo.



Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink