CI

GO: Emater realiza Dia de Campo sobre desafios sanitários no cultivo de banana em Buriti Alegre

Ação faz parte de convênio com Mapa para obtenção do selo de Indicação Geográfica da banana produzida na região


Foto: Marcel Oliveira

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), irá realizar nesta sexta-feira (15), a partir das 8 horas da manhã, o Dia de Campo: Desafios Sanitários da Cultura da Banana, na Fazenda Steio, em Buriti Alegre. A ação faz parte do convênio responsável pela gestão do processo de obtenção da Indicação Geográfica (IG) da banana produzida no município e região.

O convênio opera desde 2016 para a aquisição do registro, conferido pelo Mapa a produtos ou serviços que carregam características únicas graças a seu local de origem. A banana é uma das principais fontes de renda dos agricultores familiares da área que engloba, além de Buriti Alegre, as cidades de Goiatuba, Itumbiara, Morrinhos, Água Limpa e Panamá. 

De acordo com a gestora do projeto, a assessora técnica da Emater, Isabela Lima, o objetivo do Dia de Campo é transferir conhecimento aos produtores rurais a respeito de aspectos fitossanitários da banana. A programação do evento conta com palestras sobre monitoramento de pragas e doenças, como Sigatoka Negra e Fusarium Raça 4, e sobre boas práticas de cultivo. Também haverá demonstrações práticas das tecnologias de aplicação.

A equipe de palestrantes é formada pelos profissionais Hélicris Marques, técnico em agronegócios da Quelaltech Biotecnologia; Juliana Megale, engenheira agrônoma e especialista em Pós-Colheita; Juracy Rocha, fiscal agropecuário da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Helder Nascimento, engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO); Ricardo Pereira, consultor em Fruticultura; e o engenheiro agrônomo Lucimar Andrade. 

O evento é executado pela Peripateo. Pelo convênio, já foram promovidas outras ações de capacitação dos agricultores familiares, como um curso sobre cultivo de banana e um seminário sobre associativismo e cooperativismo. Simultaneamente, a Emater e o Mapa realiza um estudo sobre a cadeia produtiva de banana na região e, em breve, será lançado um manual de boas práticas focado na cultura do fruto.

SERVIÇO
Dia de Campo: Desafios Sanitários da Cultura da Banana
Data: 15/10/2021 (sexta-feira)
Hora: 08h às 17h
Local: Fazenda Steio
Inscrições e mais informações: (62) 9 9845-2624 ou [email protected]
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.