GO: governo abre oficialmente campanha de vacinação contra febre aftosa
CI
Imagem: Pixabay
FEBRE AFTOSA

GO: governo abre oficialmente campanha de vacinação contra febre aftosa

Primeira etapa da ação seguirá até 31 de maio e deverá atingir 11 milhões de bovinos e bubalinos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), abrirá oficialmente nesta quinta-feira (5/5), às 9 horas, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres sediará o evento, que contará com a participação do governador Ronaldo Caiado, dos titulares dos órgãos, Tiago Mendonça (Seapa) e José Essado Neto (Agrodefesa), autoridades públicas e acadêmicas, representantes de entidades do setor e pecuaristas.

A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa está dividida em duas etapas, com estratégia invertida em relação ao ano passado. Alinhada com a decisão do Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Portaria nº 192/2022 da Agrodefesa determina que, na primeira etapa da campanha, de 1º a 31 de maio, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses; já na segunda etapa, de 1º a 30 de novembro, terão de ser imunizados os animais de todas as faixas etárias.

No último sábado (30/4), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marco Montes, confirmou que Goiás não terá mais vacinação compulsória contra febre aftosa a partir de 2023. A medida beneficia também outros cinco Estados e o Distrito Federal. A mudança de status de “zona livre de aftosa com vacinação” para “zona livre de aftosa sem vacinação” será possível devido ao cumprimento de uma série de metas sanitárias previstas no Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE/PNEFA). Vale destacar que, para este ano, a vacinação segue obrigatória.

Raiva de herbívoros
A Portaria nº 192/2022 da Agrodefesa prevê também a vacinação compulsória contra a raiva dos herbívoros para bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos e ovinos em 121 municípios considerados de alto risco para a doença. Neste caso, devem ser imunizados todos os animais com até 12 meses de idade. A projeção da Agrodefesa é que sejam vacinados 6 milhões de animais contra a raiva. A lista completa dos municípios abrangidos pode ser acessada no link: https://sidago.agrodefesa.go.gov.br/site/adicionaisproprios/protocolo/arquivos/1082176.pdf

ACOF 2022
O evento em Ceres será palco ainda do lançamento oficial da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF) 2022. A 19º edição da feira terá como tema “Diversidade, Sustentabilidade e Inovação” e será realizada de 18 a 21 de abril no IF Goiano – Campus Ceres.

SERVIÇO
Abertura oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa em Goiás
Data: 5 de maio de 2022 (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Instituto Federal Goiano — Campus Ceres (GO-154, km 218 - Zona Rural, Ceres - GO)


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.