CI

GO: Produção de soja deve ter redução de pelo menos 15%

A instabilidade climática causada pelo El Niño resultou em um cenário incomum


Foto: Pixabay

A Associação dos Produtores de soja e milho de Goiás (Aprosoja-GO) divulgou informações alarmantes sobre a safra de soja no estado. Aproximadamente um mês após o início da colheita, os produtores enfrentam desafios, com previsão de uma redução de pelo menos 15% no potencial produtivo em comparação com as estimativas iniciais.

De acordo com Joel Ragagnin, presidente da associação, as projeções iniciais de 17,5 milhões de toneladas de soja podem não se concretizar, com a possibilidade da produção total não ultrapassar os 15 milhões de toneladas. As regiões mais afetadas, especialmente o Sudoeste goiano, experimentaram chuvas irregulares e um veranico em dezembro, durante a fase crucial de enchimento de grãos da soja, o que diminuiu as produtividades.

Ragagnin ressalta que produtores em todo o estado enfrentaram dificuldades na implantação das lavouras, com áreas de replantio e plantios fora da janela ideal, fatores que devem impactar negativamente a produtividade.

A instabilidade climática causada pelo El Niño resultou em um cenário incomum, com alguns produtores do Sudoeste já colhendo enquanto outros começavam a semeadura em outras regiões. Assim, a safra de soja em Goiás ainda está em andamento, e as estimativas de produção continuarão a ser revisadas nas próximas semanas.

Além dos desafios na produção, a comercialização enfrenta lentidão, com preços abaixo dos anos anteriores, o que leva os produtores a reterem a safra. Joel expressa preocupação, afirmando que se as cotações não melhorarem, as vendas serão lentas e fragmentadas.

Os preços também influenciarão a segunda safra de milho, que pode sofrer uma redução de 15% devido ao atraso na safra de soja, impactando a janela de plantio. O presidente da Aprosoja-GO destaca que a situação pode mudar com base nos preços do milho em fevereiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.