CI

GO: Virada Ambiental 2022 é lançada na Emater

Lançamento reuniu representantes de organizações para estimular a participação coletiva na defesa da biodiversidade


Foto: Divulgação

Com o objetivo de zelar pela preservação ambiental e a atuação de todos em defesa do meio ambiente, foi realizado hoje (21/06), no auditório do Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o lançamento oficial da Virada Ambiental 2022.

Este é o quarto ano em que o projeto de extensão reúne diversas instituições do Estado com o objetivo de incentivar o plantio de árvores nativas do cerrado, visando o resgate da biodiversidade da vegetação não só de Goiás, mas de todo o mundo. A cerimônia de lançamento contou com a participação da gestão de representantes de diversas instituições dos setores público e privado.

Durante a abertura, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, reafirmou a importância da realização da Virada Ambiental e dos frutos que são gerados a partir dela. “O evento é uma oportunidade para colocar a Agência, que está capilarizada por todo o Estado de Goiás, a serviço de prestar uma assistência técnica consciente da necessidade de informar e reforçar a agenda de sustentabilidade”, afirmou.

Como explicou o presidente, além de sediar o evento, a Emater é a responsável por avaliar e selecionar os locais onde serão feitos os plantios das espécies nativas, através da identificação de nascentes, margens ou mananciais que estão desprotegidos, visando à recuperação destas áreas.

Também presente no evento, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, destacou a importância de a instituição também cumprir o seu papel ambiental. “Este é o maior projeto de extensão da UFG que está presente em sete estados brasileiros, quatro países e em quase na totalidade de municípios goianos, além de ter dezenas de parceiros. Esse alcance é expressivo”, ressaltou.

Ainda de acordo com a reitora, a capacidade de mobilização do projeto “faz da Virada Ambiental mais do que um projeto anual, mas um projeto de futuro”. Por fim, a Angelita colocou a UFG à disposição para colaborar em diversos outros projetos que visem à preservação e à valorização da fauna e flora brasileiras.

Crescimento

Ao final da abertura do evento, o professor da UFG e coordenador da Virada Ambiental, Emiliano Godoi, iniciou sua fala lembrando uma frase da poetisa Cora Coralina: “só se muda uma pessoa, quando se toca o coração dela”. Segundo o professor, depois de um tempo tão drástico que foi a pandemia, esse momento presencial é um lançamento de um projeto que é formado por todos os participantes. “Por todos nós, venho aqui demonstrar a minha gratidão, especialmente nesta sensação de estar em casa na Emater”, destacou.

Emiliano Godoi lembrou que a ideia inicial do projeto se limitava ao reflorestamento, pela valorização da vegetação, contudo, desde 2021, o evento passou a adentrar a frente de capacitação dos gestores ambientais. “É fundamental que essa troca se dê de forma intensa especialmente nos municípios, porque é neles que tudo acontece; não é na União ou no estado. Acreditamos que uma árvore plantada demonstra um sentimento forte de ação coletiva que gera efeitos duradouros e transformadores”, frisou.

Assim, de acordo com o professor, o projeto que nasceu com a expectativa de plantar mil mudas, tem crescido ao longo dos anos, impactando, acima de tudo, as mentalidades das pessoas. Um outro fator de orgulho, fruto dessa alteração de percepção no que se refere à preservação ambiental, segundo Godói, é o alcance do projeto que altera a percepção de que o estado de Goiás é referência em devastação, mas que passa a ser conhecido também por suas ações de resgate da biodiversidade.

Além disso, o professor lembrou que a economia e a ecologia não são antagônicas, e que as empresas privadas podem colaborar com ações na área de neutralização de carbono. “Assim saímos do conflito, tão comum na história passada, e rompemos a lógica para uma perspectiva em que todos podem ganhar com a preservação do meio ambiente”, concluiu.

Para encerrar a apresentação do Projeto Virada Ambiental, Emiliano Godoi compartilhou o seu sonho de plantar 5,570 milhões de mudas no Brasil, sendo 1 milhão para cada município. “A essência de tudo isso que estamos vivendo aqui é transformar todas as falas em pequenos atos, pois eles estão sendo observados e podem mudar o futuro. A questão ambiental não é plantar árvores, é nos preservar e nos ajudar coletivamente enquanto seres humanos”, concluiu.

No período da tarde, a solenidade da Virada Ambiental 2022 contou com uma programação de palestras dirigidas, principalmente, aos gestores municipais. O professor Emiliano Godoi palestrou sobre Políticas Públicas Municipais; a técnica da Emater, Isabela Lima, apresentou o Programa de Microbacias Hidrográficas; e, Dionatas Resende, gerente de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), apresentou o app PlanteGO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.