CI

Goiás tem recorde histórico na vacinação contra brucelose

Em 2010 foram vacinadas 1.843.647 bezerras de três a oito meses de idade


Em 2010 foram vacinadas contra a brucelose em Goiás 1.843.647 bezerras de três a oito meses de idade, o que corresponde a 90,12% do rebanho existente na faixa etária. A vacinação confere uma proteção aproximada de 75% contra a enfermidade e o aborto. O ser humano pode contrair a brucelose ao manusear animais ou mesmo consumir produtos ou subprodutos de origem animal sem os devidos cuidados.

Ao analisar o quantitativo de bezerras vacinadas nos últimos cinco anos, houve uma redução no ano de 2007, estabilização nos anos de 2008 e 2009 e um incremento significativo no ano de 2010. Segundo o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa ,Willian Vilela, tal incremento é consequência da maturidade e consciência do produtor, que tem participado mais ativamente do processo.

Para ele houve ainda a contribuição dos profissionais da Agrodefesa e da Emater com palestras e campanhas de conscientização. Outro ponto que contribuiu para essa melhora foi a informatização do sistema de emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs, pois no sistema informatizado é necessário o lançamento da vacinação, para que a propriedade esteja apta a movimentar animais.

No ano de 2010 houve um acréscimo de 38,5% de bezerras vacinadas em relação ao ano de 2009, elevando o índice vacinal de 72% para 90%, o que elevou Goiás à condição de segundo maior índice vacinal do País, só superado pelo Estado de Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.