CI

Governador do RS recebe Movimento dos Pequenos Agricultores


O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, recebeu ontem (20-03) a direção estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e os deputados da bancada petista, frei Sérgio Göergen, Dionilso Marcon, Flávio Koutzii e Ivar Pavan, para discutir as principais reivindicações dos produtores. Eles chegaram a Porto Alegre depois da Marcha pelo Brasil sem Fome. "O diálogo é o principal fator para que encontremos a solução para as solicitações que o MPA e outros movimentos representativos dos trabalhadores. Sempre levando em conta a situação financeira delicada que vive o Rio Grande do Sul. Por isso, precisamos elogiar a responsabilidade do movimento, que de forma ordeira trouxe suas reivindicações, demonstrando qualidade e postura que revela o valor do homem da terra gaúcho", afirmou o governador.

Rigotto ressaltou que boa parte dos 13 pontos apresentados poderão ser implementados. "Os pequenos agricultores já haviam sido recebidos pelos secretários da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, e da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira, que já encaminharam algumas questões e estarão buscando junto ao governo federal definições sobre certos temas abordados na pauta", assinalou.

O governador frisou a decisão de manter programas como o da habitação rural, que prevê a implantação de mais de 2 mil casas no interior, e o Mais Alimentos, além de ampliar a realização de programas de capacitação e qualificação técnica dos produtores. "Na questão do seguro agrícola, também considero que a atual política não satisfaz, uma vez que atende parte da safra de uva e menos de 5% da de milho. Vamos ter de ampliar o atendimento na questão do milho, garantindo maior produção para reforçar a melhoria da indústria avícola e da suinocultura, que aumentaram sua demanda, obrigando a importação. Mas ela poderá ser reduzida sensivelmente com o aumento da produção no RS", afirmou.

Para o coordenador estadual do MPA Áureo Scherer, a conversa com Rigotto "foi bastante produtiva, uma vez que ao apresentarmos a nossa pauta tivemos o aval dele para boa parte dos pleitos, e agora vamos acompanhar a efetivação e concretização dessas políticas". Já o deputado estadual do PT, frei Sérgio Göergen, afirmou que "a avaliação é positiva". "Agora precisamos constatar na prática que teremos a continuidade de programas para os pequenos agricultores", observou Göergen.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.