Governador do TO debate com ministro demandas do setor agropecuário
CI
Agronegócio

Governador do TO debate com ministro demandas do setor agropecuário

Dentre os assuntos abordados, foi citado o projeto de “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta” que deve ser implantado no Estado
Por:

O governador do Tocantins, Siqueira Campos, acompanhado pelo secretário da Agricultura, Jaime Café, pelo secretário executivo da pasta, Ruiter Padua, e pelo senador, Vicentinho Alves, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, na manhã desta terça-feira, dia 14, em Brasília - DF. No encontro, Siqueira Campos apresentou uma série de solicitações para o setor, inclusive de recursos para impulsionar a agropecuária tocantinense.

Dentre os assuntos abordados, foi citado o projeto de “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta” que deve ser implantado no Estado. Com investimentos na ordem de R$ 4.434.000, 00, o projeto pretende recuperar áreas de pastagens com plantio de florestas e lavouras intercaladas.

Também foi abordada a expansão de estações meteorológicas no Estado, operadas pelo INMET- Instituto Nacional de Meteorologia em parceria com a Secretaria da Agricultura. De acordo com informações da Diretoria de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro, atualmente, entre todos os órgãos estaduais, federais e iniciativa privada, existem aproximadamente 30 estações. No projeto apresentado pelo governador, a proposta é instalar novas unidades e ainda mais modernas, que auxiliem o Governo do Tocantins em mapeamentos climáticos. Os documentos produzidos serão disponibilizados aos produtores dos projetos São João, Manuel Alves, Sampaio e Gurita, com quadro detalhado para orientá-los sobre as épocas exatas de plantio e colheita.

Siqueira Campos também falou sobre a elaboração do zoneamento agrícola da cultura do algodão. Atualmente, o Tocantins conta com aproximadamente sete mil hectares de área destinada ao cultivo do algodão e a produção é escoada em sua maioria para o estado da Bahia. O zoneamento também orientará o produtor sobre os períodos propícios para a produção do fruto. No momento, também foi questionada a liberação para o cultivo do algodão transgênico na região.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.