CI

Governo argentino promete baixa nas retenciones

Promessa faz parte de uma estratégia para estabelecer confiança com os agricultores


Foto: Eliza Maliszewski

O Governo argentino prometeu aos produtores rurais do país uma redução nas retenciones, buscando apoio da classe que já se manifesta contrariamente a um possível aumento nesses impostos de exportação. As informações foram divulgadas pelo portal local El Cronista. 

“É que após a mudança no direito de exportação, que permaneceu em 30% para a soja e 12% para os cereais, e o poder concedido pela Lei de Emergência de elevar essas alíquotas outros 3 pontos percentuais até o final de 2021, o presidente Alberto Fernandez assegurou aos líderes da mesa que qualquer alteração que envolva o campo será feita com o endosso do setor”, diz o site. 

De acordo com o portal, a partir de agora, o Ministro da Agricultura, Luis Basterra, fará reuniões constantes com os membros de entidades representativas do agronegócio em seu gabinete, a fim de manter um diálogo aberto com o campo. Nesse cenário, ele já recebeu a cúpula da Coniagro, associações ligadas à Federação Agrária, além do contato direto que teve diretamente com alguns produtores rurais. 

Até agora, o portal disse, que todas as reuniões foram feitas em um clima cordial, com ambas as partes buscando manter um contato amigável. Uma das situações que ambas as partes entraram em acordo foi de que o país precisa urgentemente resolver a sua situação econômica e que alguns esforços por todos deverão ser feitos. 

Nesse cenário, os agricultores também aguardam anúncios sobre as economias regionais nas próximas semanas. Muitos deles ficaram com taxas de exportação acima de 5%, que foram tributados no esquema de US$ 4 por dólar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.