Governo criará rede de pesquisa sobre aquicultura e pesca

Agronegócio

Governo criará rede de pesquisa sobre aquicultura e pesca

Por:
236 acessos

Brasília - O governo vai criar uma rede nacional de pesquisa para aquicultura e pesca. O assunto foi tema de reunião, nesta quarta-feira (22) de manhã, entre os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, além do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes.

Conforme Gregolin, em agosto deve ser definida uma sede para unidade da Embrapa que irá coordenar e articular a pesquisa do setor, envolvendo outros centros de estudos em todo o País. A sede poderá ser em uma das unidades da Embrapa já existentes ou em alguma das que serão criadas nos estados de Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

“A ideia é que a unidade comece a funcionar ainda este ano. O investimento em pesquisa nessa área trará benefícios para o País, que tem grande potencial para o pescado, um alimento nobre, e para o aquicultor que terá mais renda”, enfatiza o ministro da Aquicultura e Pesca.

Stephanes explica que hoje já existe uma série de pesquisas desenvolvidas no setor tanto por instituições públicas como pela iniciativa privada. “O que precisamos é de uma articulação e de mais investimento. Por isso, vamos mapear o que está sendo desenvolvido e organizar esta rede nacional de pesquisa, inclusive para trabalharmos de forma regionalizada, já que a produção pesqueira tem características próprias dependendo da região. Temos, por exemplo, o pintado no Centro-Oeste, o pirarucu na Amazônia e a tilápia que pode ser produzida em todo o País”, completa.

A estrutura da rede deve ser montada com recursos do PAC Embrapa, que prevê a contratação, este ano, de pesquisadores especializados na área. (Da Redação)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink