CI

Governo discute instalação de terminal portuário em Tapes

A obra faz parte do PAC 2 e irá compor a Hidrovia do Mercosul


O vice-governador Beto Grill recebeu, nesta segunda-feira (14), em Porto Alegre, uma comitiva do município de Tapes. O encontro teve como pauta a construção de um terminal portuário no município da região Centro-Sul do Estado.

Acompanhado pelos secretários de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, o vice-governador ouviu as reivindicações do grupo, que apresentou também o andamento de negociações com duas empresas multinacionais do ramo de geração de energia. De acordo com o prefeito de Tapes, Sílvio Tejada, o município possui uma série de investimentos que dependem da realização deste empreendimento.

Tejada ressaltou o interesse da empresa indiana Suzlon Energy, que fabrica aerogeradores, e da espanhola Impel, que planeja criar uma usina geradora de energia em Tapes, na concretização da obra na cidade. Além disso, destacou a importância do terminal para o escoamento da produção de arroz, principal cadeia produtiva da região.
Grill demonstrou interesse na iniciativa, salientando a necessidade de explorar novos modais viários. "Não podemos ficar dependentes apenas do transporte rodoviário. O advento da Hidrovia do Mercosul representa uma nova gama de possibilidades para o escoamento do produto gaúcho", afirmou.

A obra do terminal portuário em Tapes irá compor a Hidrovia do Mercosul, cujo projeto faz parte das obras previstas no PAC 2. Quando concluída, a hidrovia consistirá um sistema que envolve, só no Rio Grande do Sul, as lagoas Mirim e dos Patos, os rios Jacuí e Taquari, somando uma extensão superior a 600 quilômetros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.