CI

Governo do Brasil vai mobilizar representantes dos setores agrícolas para discutir restrições aos produtos nacionais


O governo brasileiro vai convocar, nos próximos dias, representantes de todos os setores agrícolas do país para definir ações capazes de eliminar barreiras aos produtos nacionais nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC). A informação é do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, um dos representantes do Brasil na reunião com cerca de 30 ministros de comércio, neste fim de semana, no Egito. O primeiro passo, disse Rodrigues, é fazer uma avaliação do que deve ainda ser aperfeiçoado no rascunho do acordo da OMC, que aponta para uma liberalização agrícola nos próximos 10 anos.

O texto ainda não foi aceito por vários países protecionistas, como os europeus, e a pressão para que o acordo seja modificado deverá ser significativa nas próximas semanas. Outro objetivo da reunião é relacionar as barreiras enfrentadas por cada setor para exportar seus produtos. "Com isso estaremos preparados para as reuniões decisivas da OMC", argumenta o ministro. Entre as regras sugeridas no encontro estão a de que caso a OMC chegue a um acordo, em 2005, o setor agrícola tenha tarifas, subsídios e medidas protecionistas estabelecidas. "É uma oportunidade única que temos para conseguirmos que as regras comerciais nos beneficiem", disse um diplomata brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.