CI

Governo do MT estuda levar ferronorte até Cáceres

O assunto foi discutido ontem, entre secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo e o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz. Além da ferrovia, a estruturação da malha fluvial do município também


O governo do MT analisa a possibilidade de levar para Cáceres um braço da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte) e, deste modo, facilitar o escoamento da produção agrícola da região. O assunto foi discutido ontem, entre secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo e o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz. Além da ferrovia, a estruturação da malha fluvial do município também foi tema do encontro.


Inicialmente ficou definida a realização de um workshop com representantes de indústrias interessadas, além de Universidades, prefeitos da região e outros representantes para que seja levantado um pequeno prospecto da viabilidade econômica de trazer o trilhos para o município. "Temos duas opções de trajeto da Ferronorte até Porto Velho (RO), e um deles passa por Cáceres. Mesmo que seja um pouco mais cara essa rota, a potencialidade econômica da região pode fazer esta rota viável", destacou o secretário.

Vuolo frisou que entre Cuiabá e Porto Velho não existiria outro terminal, e que Cáceres é um polo ideal para a instalação de um. "Com a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), temos um norte e um grande chamariz para criarmos uma rede de logística forte para a Região Oeste. A estruturação das hidrovias para escoamento da produção também é um fator importante para tomarmos esta decisão. Cáceres é um gigante adormecido, e tem muito a explorar. Além disso, facilitaria a interligação com outros países da América do Sul, gerando mais possibilidades", disse.


O Workshop tem previsão para acontecer no final de maio, e contará com vários palestrantes especializados no assunto. De acordo com o prefeito Francis Maris, este é um momento único para o município. "Cáceres tem um potencial gigantesco, e pode se desenvolver muito com a chegada da Ferrovia. Caso isso se concretize, teremos uma estrutura sólida de logística em quatro vias: aérea, rodoviária, ferroviária e fluvial, o que pode trazer arrecadação recorde para o município", disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.