CI

Governo do RS entrega equipamentos em Nova Santa Rita


O Governo do Estado entregou hoje ao município de Nova Santa Rita, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba adquiridos pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através do Programa Infra-Estrutura Social no Campo. O secretário José Hermeto Hoffmann participou da cerimônia, realizada esta manhã na praça central da cidade. Os equipamentos, demandados pela comunidade através do Orçamento Participativo (OP), totalizam R$ 230 mil. A utilização das máquinas é definida através de um conselho gestor, integrado pelo sindicato dos trabalhadores rurais, delegados do OP e prefeitura.

O secretário ressaltou que essa é uma conquista que envolve mobilização e debate popular, marcas do governo gaúcho. "O Orçamento Participativo é a forma concreta que a comunidade tem de se organizar e expor suas necessidades", afirmou. Hoffmann destacou que, nos últimos três anos, o Governo do Estado investiu R$ 29 milhões através do Programa de Infra- Estrutura Social no Campo, viabilizando obras como a abertura de poços, preparo do solo, construção de vias de acesso, entre outras. O secretário lembrou de outros programas desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento que estão beneficiando públicos antes não contemplados pela ação do Estado, como pescadores artesanais e populações indígenas.

Para o coordenador regional OP, Antônio da Luz, os investimentos feitos pelo Governo do Estado na agricultura são os principais responsáveis pela melhoria na qualidade de vida dos pequenos agricultores. O agricultor Ari Bueno de Oliveira, assentado da fazenda Itapuí, em Nova Santa Rita, explicou que os equipamentos recebidos hoje serão utilizados na roça, para drenagem, construção de açudes e conservação de estradas. Para a agricultora Margarete Fochezato, "este momento é a história que vem sendo escrita e construída". Ela destacou que as máquinas são importantes porque contribuem para a manutenção dos pequenos agricultores no campo.

Após a cerimônia, o secretário José Hermeto Hoffmann visitou o assentamento Capela, em Nova Santa Rita, onde almoçou com os agricultores.

O assentamento abriga 100 famílias numa área de 2.042 hectares. A produção baseia-se na criação de suínos, aves e gado leiteiro e no cultivo de arroz. Parte dos agricultores integram a Coopan (Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.