Governo/ES e Ministério apresentam programa para agricultor familiar
CI
Agronegócio

Governo/ES e Ministério apresentam programa para agricultor familiar

O tema do encontro foi o programa Rede Brasil Rural, que será lançado oficialmente no Estado em 28 de fevereiro, terça-feira, na Praça do Papa, com presença do ministro Afonso Florence
Por:
A Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram, na manhã dessa terça-feira (14), uma oficina para representantes de cooperativas e associações de agricultura familiar. O tema do encontro foi o programa Rede Brasil Rural, que será lançado oficialmente no Estado em 28 de fevereiro, terça-feira, na Praça do Papa, com presença do ministro Afonso Florence.


No site da Rede Brasil Rural, os agricultores poderão comercializar sua produção e, ainda, comprar insumos como sementes, máquinas e equipamentos. Além disso, as cooperativas cadastradas terão mais facilidades de acessar crédito e participar de compras públicas. Participaram da oficina representantes de 32 cooperativas de produtores, que receberam instruções de como participar do programa.

Para o gerente estadual de Agricultura Familiar da Seag, Clésio Brandão, o grande benefício do programa é o contato direto do agricultor com o consumidor final. “Com a venda pela Internet, os produtos são vendidos sem a figura do atravessador. Só serão cadastrados os produtores que estão organizados em cooperativas e associações”, destacou.


Segundo o delegado do MDA do Espírito Santo, Josean de Castro Vieira, serão realizadas outras oficinas em todas as regiões do Estado. “Já temos 22 associações cadastradas e pretendemos chegar a 60 em todo o Espírito Santo. Esse número pode ser bem maior, já que o número de grupos capixabas de agricultores pode passar de duzentos”, afirma. “Mas, para participar da Rede Brasil Rural, as associações devem, antes, se cadastrar em um escritório do Incaper”, explicou.

Como funciona a rede

A Rede Brasil Rural permite o cadastro de produtores familiares, associações e cooperativas da agricultura familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

Existe também um ambiente público que permite o acesso a editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ao catálogo de insumos, ao catálogo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas financiados pelo Pronaf Mais Alimentos e ao mapa de produção da agricultura familiar em todo o país. É neste ambiente que os consumidores poderão comprar os produtos por meio de contato direto com os produtores da agricultura familiar.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.