CI

Governo federal retém recursos para estiagem


Regociações entre governos gaúcho e federal resultaram no compromisso de repasse R$ 4,2 milhões aos municípios sul-rio-grandenses prejudicados com estiagem que assolou o Estado no início do ano. No entanto, tais recursos só serão liberados após as eleições.

A verba foi anunciada no último dia 8, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, José Abrão. A medida provisória nº 54, que trata da liberação dos recursos, só foi publicada no Diário da União na última sexta-feira (12), o que impede o empenho imediato por conta da legislação eleitoral.

O gerenciamento dos recursos ficará sob a responsabilidade da Defesa Civil estadual. Conforme o coronel Erlo Pitroski, a prioridade no atendimento será dada aos municípios que não possuem poços artesianos com redes canalizadas.

A Defesa Civil está realizando o levantamento das condições de vazão e portabilidade dos poços nos 226 municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade em virtude da estiagem. Os convênios com as prefeituras para a liberação dos recursos deverão ser assinados em setembro.

As informações são da Assessoria Comunicação SociaI do Governo do Rio Grande do Sul

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.