CI

Governo/MT realiza entrega de sêmen bovino para fomentar a cadeia do leite

Serão distribuidas 75 mil doses de sêmen das raças Gir, Girolando, Jersey e Holandesa


Mato Grosso se prepara para receber nesta terça-feira (07-02), às 14h, na sede da Famato, a maior distribuição de sêmen bovino da história do Estado. Serão distribuidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) 75 mil doses de sêmen das raças Gir, Girolando, Jersey e Holandesa para os 15 Consórcios Intermunicipais que abrangem os 141 municípios. Na oportunidade, serão entregues também botijões de nitrogênio de 10 e 20 litros específicos para armazenamento e transporte.


O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho ressalta que a quantidade de sêmen adquirida pelo Governo é superior a todo sêmen comercializado anualmente em Mato Grosso para o setor pecuário privado. “Este investimento tem como objetivo incentivar a prática da inseminação artificial nas pequenas propriedades, pelo melhoramento genético do rebanho bovino, tendo em vista que a produção de leite é a principal atividade econômica da maioria das propriedades que vivem da agricultura familiar. A nossa meta é garantir o aumento da produção e da produtividade, além de melhorar a qualidade do leite”, destaca Zé Domingos.

O gestor da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira da Sedraf, Carlos Dorilêo Leite, reforça que o sêmen e os botijões vêm em boa hora. A Embrapa Agrossivilpastoril, em parceria com Sedraf, realiza a capacitação de técnicos que atuam no setor de assistência técnica da cadeia produtiva do leite por meio do ensino continuado através da metodologia de transferência de tecnologia de leite, sanidade animal, por meio de cursos, dias de campo, seminários e palestras, em sala de aula a céu aberto, nas Unidades Tecnológicas Demonstrativas (UTD).

Estarão presentes na solenidade prefeitos, presidentes e superintendentes dos Consórcios Intermunicipais, deputados, lideranças políticas e comunitárias, representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e produtores.


A entrega do Sêmen faz parte do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, maior programa do Governo do Estado voltado aos pequenos produtores. Já começaram a ser distribuídos também um milhão de alevinos, 200 mil de mudas de banana, sementes de mais de 20 variedades de hortaliças, arroz, feijão, milho calcário, adubo e fosfato para alavancar o trabalho realizado pela agricultura familiar em Mato Grosso para que todos possam viver da terra e garantir a qualidade de vida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.