Agronegócio

Governo quer apoiar até 20 milhões de toneladas de soja

A intenção é comercializar entre 15 e 20 milhões de toneladas da safra 2006/07
Por: -Assessoria de Imprensa
1 acessos

O governo federal espera apoiar entre 15 milhões e 20 milhões de toneladas de soja no programa de leilões de apoio à comercialização do grão. As primeiras operações estão marcadas para esta sexta-feira (10-11), com oferta de 1 milhão de toneladas - 500 mil toneladas por meio de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e 500 mil por meio de Prêmio de Risco de Opção Privada (Prop). A expectativa leva em conta os prêmios máximos estabelecidos para os primeiros leilões e a disponibilidade de R$ 1 bilhão para as operações.

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os leilões serão realizados semanalmente, com expectativa de aumento de volume nas próximas rodadas, podendo atingir 3 milhões de toneladas - 1,5 milhão de Pepro e 1,5 milhão de Prop.

Os preços de referência para os leilões de Pepro, e também os preços de exercício, no caso do Prop, foram definidos com base nos custos variáveis de produção. Já os prêmios levaram em conta, basicamente, o diferencial de frete entre as regiões produtoras e consumidoras/portos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink