CI

Governo terá medidas de emergência para produtores afetados pela seca no RS

As dívidas que venceriam agora serão prorrogadas por 180 dias


Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, disse nesta quinta-feira (20), que o governo vai tomar uma série de medidas para atender a população afetada pela seca no Rio Grande do Sul. Para os produtores rurais, ele garantiu que as dívidas que venceriam agora serão prorrogadas por 180 dias.

O ministro deu a declaração após se reunir com prefeitos de cidades gaúchas em situação de emergência. As medidas deverão ser tomadas “no mais tardar no início da próxima semana”, envolvendo vários ministérios.

Entre as reivindicações dos prefeitos, estão anistia a dívidas rurais de produtores afetados pela estiagem, liberação de R$ 9 milhões para o pagamento de equipamentos já licitados pelas prefeituras e que serão usados no meio rural e doação, para alimentação animal, de parte dos estoques públicos de trigo de baixa qualidade.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, disse que “desde outubro não chove regularmente na região”, onde predomina a pecuária leiteira.

Em relação aos estoques de trigo, o ministro disse que o governo está “sensível” à situação dos pecuaristas e que o governo anunciará nas próximas horas uma medida para solucionar o problema de alimentação animal nas propriedades atingidas. Quanto aos recursos para o maquinário já licitado, e que já estão nos pátios das prefeituras, Florence garantiu que está previsto no orçamento e será liberado assim que este for aberto, previsto para o começo de fevereiro.

Sobre anistia de dívidas, o ministro esclareceu é um assunto que envolve outros ministérios, e ressaltou que existem diferentes instrumentos que os produtores familiares devem procurar. Segundo ele, dos 8 mil produtores com seguro rural contratado, apenas 800 formalizaram suas perdas.

Edição: Rivadavia Sever

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.