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Governo vai conceder BR-163 e 153

Trecho fica entre Sinop (MT) e Miritituba (PA)


Foto: Arquivo Agrolink

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o governo federal a fazer o leilão de concessão de parte da BR-163 e da BR-153. A próxima etapa é a publicação dos editais de leilões, previstos para o primeiro semestre de 2021. Com as concessões o Ministério da Infraestrutura prevê em R$ 16,2 bilhões o total de investimentos contratados.

O trecho da BR-163 entre os municípios de Sinop (MT) e Miritituba (PA) é fundamental para ligar o maior estado produtor de grãos do país até o porto em Itaituba (PA), para escoamento marítimo pelo rio Tapajós até os portos marítimos de Santarém (PA) e Santana (AP). 

Para este trecho devem ser quase R$ 3 bilhões em investimentos, sendo R$ 1,89 bilhão em investimento privado e mais R$ 1,02 bilhão em custos e despesas operacionais. Serão implementados 35km de faixa adicionais, 30km de vias marginais, 173km de alargamento e 187 acessos, incluindo uma nova entrada aos portos de Miritituba. Em fevereiro, após mais de 45 anos, o trecho foi asfaltado.  A obra foi executada por dois batalhões de engenharia e construção do Exército, que resultou no asfaltamento dos últimos 51 quilômetros que faltavam desde 1970. Para a conclusão do trecho, o Governo Federal investiu cerca de R$ 158 milhões.

A outra rodovia que teve a concessão autorizada foi o trecho da BR-153/080/414, que liga Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins (TO), que é considerado o principal corredor de integração do Meio-Norte com o Centro-Sul do país. A BR-153/TO/GO, tem 624,1 quilômetros de extensão. 

A rodovia será a primeira a ser concedida em modelo híbrido, que leva em consideração no leilão a combinação entre o menor valor de tarifa e maior valor de outorga fixa. Estão previstos R$ 7,8 bilhões de investimentos
 

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