CI

Governo vai estimular exportações de pequenas e médias empresas para o Mercosul


O ministro Luiz Fernando Furlan pretende estimular as exportações de pequenas empresas. Uma das iniciativas será facilitar o processo exportador. No Mercosul, por exemplo, as negociações seriam em moeda diferente do dólar, o que facilitaria a liquidez das negociações. Outra idéia seria reorganizar a produção dos pequenos empreendedores, usando o “sistema italiano”. “Nesse sistema, há uma padronização da produção e cada pequena empresa fica responsável por frações da produção de uma mercadoria”, explicou o ministro, acrescentando que vai à Itália na segunda quinzena de março, em função do grande interesse que a idéia despertou nos empresariado.

Ele disse que o ministério terá três pautas prioritárias. A primeira é aumentar as exportações; a segunda é reforçar cadeias produtivas que apresentem déficits para o Brasil, como no caso dos produtos químicos e eletro-eletrônicos. A terceira será um levantamento setorial que permita identificar áreas sensíveis a impactos externos ou acordos comerciais. O ministro citou como exemplo o setor têxtil. “Há alguns anos, os têxteis brasileiros quase quebraram com a abertura do mercado. Queremos identificar e ajudar esses setores brasileiros a se prepararem para a concorrência”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.