Governo vai propor aos EUA que eliminem tarifa de importação de açúcar e álcool em 2006
O governo federal apresentará até 15 de junho na Alca (Área de Livre Comércio das Américas) proposta para que os Estados Unidos incluam o Brasil na primeira fase de desgravação de tarifas para importação de açúcar e de álcool. “Em contrapartida, o Brasil também poderá incluir o trigo americano na lista de produtos que deverão ter a alíquota de importação zerada a partir de 2006. Esta tarifa hoje é de 10%.
De acordo com o diretor do Departamento do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ângelo Bressan, pela proposta dos Estados Unidos a tarifa para importação de açúcar e álcool só estará zerada para o Brasil a partir de 2016, ou seja, a última fase da desgravação. “Nossa proposta é flexível e poderemos negociar outros mecanismos para incrementar a exportação desses dois produtos para o mercado norte-americano, como melhoria das cotas e eliminação das tarifas nos dois primeiros anos, por exemplo”, afirmou Bressan.
O diretor também negou boatos de que o Brasil não teria condições de cumprir os compromissos de exportação de álcool. “Nós temos condições não só de manter esses compromissos como temos interesse de que o mercado aumente cada vez mais”, ressaltou. Atualmente, a área plantada de cana-de-açúcar no Brasil é de 5 milhões de hectares. De uma produção anual de 12,6 bilhões de litros de álcool, o país exporta apenas 500 milhões de litros. A produção de açúcar chega a 22 milhões de toneladas, com exportações estimadas em cerca de 13 milhões de toneladas.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui