Graduação em Agronegócio atende potencial do país
CI
Agronegócio

Graduação em Agronegócio atende potencial do país

Agronegócio é uma das opções de cursos oferecidos no Vestibular 2011 da Unoeste, que está com inscrições abertas
Por:
O Agronegócio no Brasil é uma atividade reconhecida por sua grande influência na geração de emprego e renda. A cada quatro empregos com carteira assinada, um origina-se deste setor e cerca de 37% do Produto Interno Bruto (PIB) deriva das atividades ligadas à área. Desta forma, o setor tem grande contribuição para o saldo positivo da balança comercial, que teve crescimento considerável por causa das exportações de produtos agropecuários, complexo de carne, grãos, suco de laranja, café, papel e celulose.

Diante deste cenário, a Unoeste oferece o curso superior de tecnologia em Agronegócio, com duração de 6 semestres (3 anos), que visa atender uma clientela que possua entre diversas habilidades, afinidade com o meio ambiente, com a produção rural e de alimentos e que busque a formação rápida em Nível Superior para inserção no mercado de trabalho.

“Esta graduação é dividida em dois módulos: no primeiro são abordados conhecimentos técnicos como introdução à agronomia, produção animal e vegetal, principais cadeias produtivas da região: milho, soja, cana, mandioca, peixes, ovinos e caprinos, bovinos de leite e de corte, e também a questão ambiental. A partir do segundo são inseridos conteúdos na área da administração, gestão da empresa rural, tecnologia da informação, processamento agroindustrial, legislação e recursos humanos”, explica José Luís de Lima Astolphi, coordenador do curso.

Ele acrescenta que os alunos desenvolvem a partir do terceiro semestre o Projeto Empreendedor, uma atividade multidisciplinar que se estende até o término da graduação. “O acadêmico escolhe uma área específica e formula o projeto, conforme os conhecimentos adquiridos nos diferentes segmentos e vai colocando essas informações no seu trabalho, o que lhe permite uma visão ampla e diferenciada”.

Além dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a Unoeste possui infraestrutura completa para a realização de estudos práticos, como a Fazenda Experimental e Centro Zootécnico. Os futuros profissionais podem também desenvolver pesquisas em parceria com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. “Quando um agrônomo vai analisar a taxa de adubação, o aluno de agronegócio pode verificar o valor econômico da aplicação deste adubo, ou seja, o curso utiliza os inúmeros atributos, para desenvolver atividades onde a teoria pode ser comprovada na prática”.

Astolphi revela que o mercado de trabalho oferece diversas opções de atuação para este profissional, pois necessita de uma demanda considerável de pessoas com perfil diferenciado e inovador e que tenham conhecimentos técnicos no gerenciamento de propriedades rurais e urbanas. “O graduado em agronegócio poderá trabalhar em agroindústrias de cana-de-açúcar, frigoríficos, empresas produtoras de ração, sementes de gramíneas, sementes agronômicas, na recepção de matéria-prima, escolha de novos produtos, cotação de preços, formação de pesquisas de mercado, além de desenvolver atividades em escritórios de contabilidade prestando serviços na área rural”.

O coordenador do curso na Unoeste lembra que no passado o segmento era visto como altamente poluidor, mas que hoje com as novas tecnologias e técnicas aplicadas, o quadro está sendo minimizado com o desenvolvimento de atividades que reduzem os impactos ambientais. “Além de toda a grade curricular e interdisciplinar, a graduação oferece uma capacidade técnica para pesquisas na área agronômica e zootécnica, o que possibilita o desenvolvimento do agronegócio sustentável e ecologicamente correto na produção de alimentos e energia”.

Serviço – Agronegócio é uma das opções de cursos oferecidos no Vestibular 2011 da Unoeste, que está com inscrições abertas. A prova será realizada no dia 20 de novembro, às 8h30, no campus II. Mais informações no www.unoeste.br/vestibular.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink