CI

Granizo atinge lavouras de fumo no Rio Grande do Sul

A chuva de granizo causou danos em lavouras de fumo no Vale do Rio Pardo (RS)



A chuva de granizo na madrugada desta sexta-feira (09-09) causou danos em lavouras de fumo de três municípios do Vale do Rio Pardo (RS). Os maiores prejuízos foram registrados nas localidades de Linha Henrique D"Ávila, interior de Vera Cruz; Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo; e em algumas áreas de Passo do Sobrado. Lavouras em Santa Cruz também foram atingidas. O Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu 165 avisos de danos. O número ainda pode aumentar, segundo informou o gerente técnico, Iraldo Backes, baseado nas previsões meteorológicas.

Um dos municípios mais atingidos ontem foi Passo do Sobrado. O prefeito Elto Dettenborn (PDT) relatou que o temporal durou cerca de dez minutos. O gerente técnico da Afubra afirma que a fase inicial de desenvolvimento das lavouras minimiza os prejuízos. Backes aconselha o produtor a dar continuidade aos tratos culturais. "E esperar que o grau de desenvolvimento das plantas seja plenamente atingido." Backes observa que devido à antecipação no plantio, algumas plantas já estão com 10 a 12 folhas, o que aumenta os danos. Conforme dados da Afubra, este ano, os três estados do Sul do Brasil contam com um total de 695 lavouras atingidas pelas precipitações de granizo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.